
O que são hemorroidas? : As hemorroidas são estruturas normais do corpo humano, podemos descrevê-las como dilatações de veias do canal anal, sendo importante entender que essas “veias” fazem parte da anatomia de TODOS. Consideramos o diagnóstico de doença hemorroidária quando há sintomas que causam incômodo, danos a saúde ou alteração da qualidade de vida.
As hemorroidas são classificadas como Internas ou Externas, sendo as Internas subdividida em 4 graus, que estão relacionados com o grau de prolapso.
Quem têm hemorroidas? : A doença hemorroidária é muito comum, cerca de 50 % da população com mais de 50 anos já tiveram algum problema relacionado a hemorroidas. Sua ocorrência é mais prevalente entre 45 e 65 anos. Sendo mais frequente nas mulheres.
Sintomas de hemorroidas:
- As hemorroidas internas geralmente causam sangramento anal, que pode ter intensidade variável , geralmente é indolor, abaulamento anal (que pode reduzir espontaneamente ou com a necessidade de manobra manual), presença de secreção (muco) que causa sujidade em roupa íntima, sensação de evacuação incompleta, coceira anal e desconforto na região.
- As hemorroidas externas, devido ao excesso de pele podem dificultar a limpeza, levando a maior contato de fezes com a pele resultando em irritação local com coceira. Podem ser muito dolorosas quando ocorre a trombose hemorroidária.
A “crise de hemorroida” ou “hemorroida inflamada” : é quando ocorre sangramentos persistentes e/ou dor anal aguda intensa resultante da dilatação da hemorroida ou trombose hemorroidária.
Importância da avaliação por um Coloproctologista : O diagnóstico de hemorroidas de ser realizado por um médico. Inicialmente são identificados os sintomas apresentados sugestivos de doença hemorroidária e fatores de risco, como constipação, esforço evacuatório, gestação, entre outros, sendo complementado por um exame físico direcionado.
A presença de hemorroidas é uma condição benigna, mas é muito importante a realização do exame físico por um especialista para avaliação correta desse diagnóstico, afastando a possibilidade de outras doenças (até mesmo de tumores) e orientações para o melhor tratamento, como por exemplo: se necessita de cirurgia ou não.
Permita-se ter qualidade de vida, busque o auxílio de um especialista Coloproctologista para o diagnóstico correto e tratamento mais eficiente individualizado.









